Índices

photo-1458040937381-49c067dfd49a

O índice é a enumeração das partes do trabalho – capítulos e subcapítulos – apresentadas pela ordem em que aparecem no trabalho e com a indicação do número de página em que cada uma dessas partes começa, como no seguinte exemplo:

Imagem6
Exemplo de uma página de índice

É possível usar o processador de texto (por exemplo o Word) para criar índices automáticos. Basta catalogar todos os títulos do trabalho e depois inserir o índice.

Como catalogar os títulos?

Selecione o título ou subtítulo e, em Base, na secção Estilos, clique em Título 1 (ou Título 2, caso se trate de um subtítulo).

Imagem7

Repita o processo para todos os títulos ou subtítulos

Como inserir o índice automático?

Desloque o cursor para a página onde pretende que apareça o índice (habitualmente a seguir à folha de rosto ou no final do trabalho), depois clique em Referências, a seguir, do lado esquerdo, em Índices e depois novamente no estilo de Índices desejado, como na imagem seguinte:

Imagem8.png

Se depois de inserir o Índice fizer alguma alteração nos títulos ou páginas, deve atualizar o índice: clique no índice e escolha Atualizar Índice.

O trabalho pode eventualmente ter outros tipos de índices, que são guias que se colocam no fim do trabalho para facilitar a procura de um nome, uma palavra, um assunto, uma ilustração, etc.

Os índices mais comuns são os de autores e assuntos;
Exemplo:

Índice de Autores

SARAMAGO, José: 2, 3, 6

CAMÕES, Luís: 14, 17, 19

TORGA, Miguel: 18, 29, 36

PESSOA, Fernando: 13, 15, 16, 28


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Photo by João Silas on Unsplash

Anúncios
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close