Pesquisar imagens

alex-blajan-331657

As imagens são indispensáveis para muitos dos trabalhos, e a internet dispõe de muitos milhões de exemplos para qualquer área do conhecimento. Nesta secção, vai aprender a usar um dos motores de busca mais conhecidos, o Google, para encontrar a imagem perfeita.
Imagine que está a fazer um trabalho sobre vulcões e procura uma imagem do vulcão dos Capelinhos. A primeira opção deverá ser pesquisar no Google por uma palavra-chave relacionada com a imagem, que, neste caso, poderá ser «vulcão dos capelinhos.»
Depois da pesquisa, deve clicar em Imagens para ver as imagens disponíveis:

Imagem1

Deverá aparecer uma página como esta:

Imagem2.png

Tal como tudo que se encontra na Internet, as imagens têm diferentes direitos de uso, isto é, o seu autor pode estabelecer o tipo de utilização que os outros podem fazer da sua obra. Isto significa que nem todas as imagens que aparecem na pesquisa podem ser usadas nos trabalhos. Assim, a primeira preocupação deverá ser encontrar imagens que possam ser reutilizadas.
Para isso, vamos usar um filtro de pesquisa. Deve clicar em Ferramentas de Pesquisa e depois em Direitos de Utilização:

Imagem3.png

Existem 4 tipos de direito de uso:
• Etiquetadas para reutilização com modificação
• Etiquetadas para reutilização
• Etiquetadas para reutilização não comercial sem modificação
• Etiquetadas para reutilização não comercial
Selecione uma das licenças, por exemplo «Etiquetadas para reutilização não comercial sem modificação».

Qualquer uma das imagens apresentadas pode ser usada no teu trabalho, mas é fundamental que indique o seu autor [se disponível] e o endereço da foto.
Para isso clique na imagem, e depois abra a página onde a imagem aparece, para tentar encontrar informação sobre o seu autor:

Para encontrar o endereço da imagem, clique com o botão direito do rato em cima da imagem e depois em «Copiar endereço do link». Cole o endereço nos seus registos de pesquisas para depois poder usá-los na indicação das fontes utilizadas na realização do trabalho.

DICA 1: Deverá guardar todas as imagens que vai usar no trabalho numa pasta específica, e só depois inseri-las no trabalho. Assim, terá as imagens sempre disponíveis.

DICA 2: Nas Ferramentas de Pesquisa, além dos Direitos de Utilização, tem disponíveis outras ferramentas muito úteis, nomeadamente o tamanho, para procurar imagens grandes, por exemplo.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Photo by Alex Blăjan on Unsplash

Anúncios
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close