Pesquisar na web

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Conceitos básicos

O lugar onde está armazenada a informação na Internet chama-se URL (Uniform Resource Locator). Normalmente as pessoas chamam-lhe endereço e é o conjunto de caracteres, sem espaços entre si, que aparece na barra de endereço do navegador, por exemplo:

http://www.aelc.pt

As letras «http://» significam que se trata de um documento hipertexto, que é como são designados os documentos usados na Internet. WWW significa World Wide Web ou «rede de alcance mundial». Nos navegadores atuais, não é necessário digitar «http://» se o endereço começar por “www”. O nome que se segue a “www.” é chamado de domínio, e normalmente é o nome da página ou da instituição a que pertence. A extensão do domínio (as 2 ou 3 letras finais) significa, em geral, o tipo ou fim da organização, empresa ou indivíduo que o utiliza, conforme abaixo:

org: organização não-governamental

gov: governamental

mil: militar

com: comercial

edu: educação

tur: turismo

A extensão pode também indicar a localização geográfica (país) da organização, ex: «pt» (Portugal), «com.br» (Brasil), «es» (Espanha), «org.ar» (Argentina), «uk» (United Kingdom), «de» (Deutschland /Alemanha), etc.

Estratégias de pesquisa

Deve anotar num papel algumas ideias do que pretende procurar:

  • Qual é o assunto que procuro?
  • Qual é a ciência ou saber onde se insere a pesquisa? É uma disciplina escolar?
  • Qual é o tema?
  • Qual é o subtema?
  • Existe alguma associação ou instituição relacionadas?
  • Quais são as palavras-chave?
  • Quais são as palavras mais usadas?
  • Quais são as palavras sinónimas?
  • Há uma palavra ou expressão específica?
  • Há uma pessoa famosa neste tema?
  • Há um caso muito conhecido neste tema?
  • Há uma data?
  • Uma região?

Tendo em mente as palavras-chaves e sua melhor combinação conseguem-se resultados mais relevantes em relação ao tema pesquisado

As pesquisas na web podem ser feitas de várias formas:

  • Através dos motores de busca;
  • Através das próprias páginas que hospedam os documentos procurados;
  • Consultando diretórios;
  • Lendo a secção de hiperligações de uma página relacionada com o tema;
  • Enviando uma mensagem para um fórum sobre esse tema;
  • Enviando um email a um especialista.

A escolha do instrumento mais adequado vai depender da informação de que já se dispõe sobre o objeto de busca.

Por exemplo, se pretende procurar as áreas naturais protegidas de Portugal é melhor visitar a própria página do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (http://www.icnf.pt), se já souber o seu endereço, do que utilizar um motor de busca.

Pesquisa em motores de busca

Os Motores de Busca são os métodos mais utilizados para procurar informação.

Antes de iniciar uma pesquisa num motor de busca, deve conhecer o seu funcionamento, navegar pelas suas ferramentas avançadas e descobrir as opções que facilitam, otimizam e focalizam a busca nas bases de dados.

Vai agora iniciar a busca. Imagine que deseja informações sobre “Sistema Nacional de Saúde”. Para evitar que o motor de busca encontre páginas onde aparecem as palavras “Sistema “, “Nacional” e “Saúde”, independentemente da relação entre elas, deve especificar a busca como frase, colocando-a entre aspas (“”). Assim, o motor só devolverá páginas onde as três palavras aparecem juntas.

Deve evitar utilizar as palavras de ligação de, com, a, o, etc., embora a maior parte dos motores de busca as ignore.

Pode também incluir um sinal de mais (+) – sem parêntesis – ou menos (-) para adicionar ou excluir palavras ou sites. Isso é útil para palavras com vários significados, como Jaguar, a marca do carro, e jaguar, o animal.
Exemplosvelocidade do jaguar -carro ou pandas -site:wikipedia.org

Adicione um asterisco como um marcador para termos que não conhece.

Exemplo“melhor um * na mão do que dois *”

Os motores de busca, na sua grande maioria, ignoram letras maiúsculas e minúsculas, as acentuações da língua portuguesa (´), (`), (“), (ˆ), (˜) e interpretam o “ç” como c.

Outras ferramentas de pesquisa:

site: Obter resultados a partir de determinados sites ou domínios.

Exemplos: olimpíadas site:nbc.com e olimpíadas site:.gov

related: Encontrar sites semelhantes a um endereço da Web que já se conhece.

Exemplo: related:time.com

OU Encontrar páginas que podem usar uma das várias palavras.

Exemplo: maratona OU corrida

info: Receber informações sobre um endereço da Web, incluindo a versão em cache da página, páginas semelhantes e páginas vinculadas ao site.

Exemplo: info:min-edu.pt

cache:  Ver como estava a página na última vez que o Google visitou o site.

Exemplo: cache: publico.pt

NOTA: ao fazer uma pesquisa usando operadores ou sinais de pontuação, não adicione espaços entre o operador e os termos de pesquisa. Uma pesquisa por site:publico.pt funcionará, mas por site: publico.pt não.

DICA: Pode usar a pesquisa avançada do Google para estas e outras opções de pesquisa.


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Photo by Benjamin Dada on Unsplash

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