Recolha da informação

crew-56835.jpg

Antes de começar a recolher a informação, deve estabelecer um plano de trabalho,  que deverá incluir o tempo máximo para completar cada uma das etapas do trabalho. Deste plano deverá também fazer parte um conjunto de palavras-chave que deverá usar na sua busca, seja na Internet ou na Biblioteca.

Deve também evitar o excesso de informação, selecionando apenas os documentos mais importantes.

Ao identificar as fontes de informação que tratam o tema  e onde se encontram disponíveis, não se limite às mais óbvias – fundo documental da biblioteca, pesquisa na web -; procure diversificar as fontes, por exemplo, bases de dados, especialistas no tema, visitas de estudo, etc…

As fontes podem ser de diferentes tipos:

  • Fontes impressas (livros, enciclopédias, revistas, jornais, dossiês temáticos …);
  • Internet (motores de pesquisa, bases de dados, repositórios, diretórios);
  • Material audiovisual (recursos digitais, DVD, apps…);
  • Entrevistas/inquéritos;
  • Visitas de estudo.

Depois de identificar as fontes, é altura de começar a recolher a informação, através de:

  • Consulta/cópia/impressão de documentos;
  • Tomada de notas
  • Registo de som e/ou imagem;

Deverá fazer resumos da informação que encontra, recolhendo as ideias principais, tendo em conta o tema do trabalho e o pano de trabalho.

Poderá também usar mapas de conceitos.

À medida que faz a recolha de informação, não se esqueça de ir anotando as referências das fontes que consulta (no caso de livros, o nome do autor, o título do livro, o local e o ano de edição, e as páginas consultadas; no caso de páginas de internet, o nome do autor, o título da página, a data de publicação e/ou atualização [se disponíveis], o endereço da página e a data de consulta).

DICA 1: Aquando da recolha de informação de páginas de internet, deve adicionar aos favoritos as páginas que consulta, pois poderá necessitar de consultar a página mais tarde.

DICA 2: Nem toda a informação que encontra na Internet é verdadeira, rigorosa, fiável ou cientificamente correta, pelo que deverá sempre confrontá-la com outras fontes de informação mais credível (por exemplo, os livros da Biblioteca). Aqui encontra um guia que o ajuda a avaliar páginas de internet.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Photo by Crew on Unsplash

Anúncios
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close